Azul Safira Perolado: Esta é a cor oficial do E.L.F(Everlasting Friends), fã-clube oficial do Super Junior, e este será o post de hoje, o mais importatente desde mês também. Apresentarei um pouco sobre a minha boy-band mais do que preferida, mais do que amada, Super Junior.
2005: Nasce um fenômeno sul-coreano chamado Super Junior
Em 06 de novembro de 2005, o grupo sul-coreano, Super Junior 05 estreou com o seu primeiro single: Twins (Knock Out), que dava nome ao álbum lançado pela SM Enterteaniment. Liderado por Leeteuk, o grupo inicialmente era formado também por Heechul, HanKyung(Hangeng), Yesung, Kangin, Shindong, Sungmin, Eunhyuk, Donghae, Siwon, Ryeowook e Kibum (12 membros iniciais).
A aposta da SM Entertainment era ter um grupo que além de cantar e dançar pudesse conquistas vários canais de entretenimento, por ser formado também por atores, comediantes, modelos, DJs e apresentadores de TV. Este grupo não teria formação fica e logo alguns membros do Super Junior 05 sairiam para dar lugar aos membros do Super Junior 06.
Após expor seu lado "durão" com Twins, Super Junior 05 promoveu a faixa Miracle, mostrando ao público um lado doce e divertido do grupo. Com Miracle, a boy-band conquistou de crianças a idosos e liderou rankings musicais na Coreia e no exterior.
Em maior de 2006, quando todos esperavam o anúncio da nova formação do grupo, que inicialmente seria randômico, a SM Entertainment surpreendeu e declarou que o Super junior 05 passaria a se chamar apenas "Super Junior", um grupo fixo de 13 membros. Assim foi apresentado o maknae(mais novo, em coreano) do grupo, KyuHyun, que se juntou as Super Junior para as promoções do novo single, U.
E foi U que o Super Junior consolidou seu lugar no concorrido mundo da entretenimento sul-coreano. Além de receber vários prêmios em programas musicais como o SBS Inkigayo ("Canções populares"), o Super Junior foi coroado como o Melhor Grupo Estreante de 2006 no MKMF, uma das premiações mais importantes da Coreia do Sul.
Este prêmio marcou a carreira do Super Junior não apenas por ser o primeiro, mas por fechar com chave-de-oura um ano que foi marcado não só pelo sucesso do grupo, mas por acontecimentos dolorosos, como o falecimento do pai de Donghae e o acidente de feriu gravemente Heechul.
Este aliás, não foi o único acidente que abalou as vidas dos membros do Super Junior. Em abril de 2007, quando se preparavam para o lançamento do segundo álbum, todos os planos foram deixados de lado quando Leeteuk, Shindong, Eunhyuk e Kyuhyun sofreram um acidente de carro que pôs em risco a vida do mais novo do grupo.
Ao saírem de uma transmissão do programa KBS Super Junior's Kiss The Redio(Sukira), o veículo que levava os membros e os staffs de volta ao dormitório fo grupo capotou na estrada. Shindong e Eunhyuk sofreram lesões leves e foram liberados do hospital rapidamente. Leeteuk sofreu cortes no rosto e nas costas, resultantes dos cacos de vidro que o atingiram durante o acidente. Mas kyuhyum, estava atrás do banco do motorista e foi arremessado para fora do carro, sofreu as piores fraturas.
Com várias costelas quebradas, o pulmão perfurado, e o quadril ferido, Kyuhyun entrou em estado de coma e ficou na UTI do hospital por vários dias. Neste ano, o próprio Kyuhyun declarou em um programa de TV que suas chances de sobrevivência chegaram a 20%. Com a intervenção de seu pai, que impediu que Kyuhyun passasse por uma trasqueotomia (procedimentos cirúrgicos mais antigos descritos na literatura médica,
algo parecido com um "buraco na garganta para permitir a passagem de ar"), garantindo que seu filho fosse capaz de cantar depois que se recuperasse do acidente, e com o incentivo dos dos membros Kyuhyun se recuperou e foi liberado do hospital em julho, quase 80 dias depois do acidente. Assim, ele pôde se recuperar aos poucos, até ser liberado para voltar a se apresentar com o Super Junior.
Filme e Super Junior
Depois do acidente, os 12 membros também se dedicaram a um novo projeto: o primeiro filme do grupo. o longa "Attack on the Pin-Up Boys", estreou nas salas de cinema da Coreia do Sul em julho de 2007. e na trilha sonoro o Super Junior lancou seu novo single: "Wonder Boys".
Na história, que foi estrelada pelos 12 membros do SJ, um ser misterioso ataca os estudantes mais populares das escolas de Seoul. Depois de se tornar um dos assuntos mais comentados na internet, Kibum resolve investigar o caso e suspeita que a a próxima vítima será um estudante da Neulparam High School, colégio onde estuda. Entre as prováveis vítimas estão o presidente do corpo estudantil. Siwon; o presidente do clube de dança, Heechul e o capitão do time de judô, Kangin.
Com bom-humor que é a marca registrada do Super Junior, o filme se baseia na crítica ao universo dos ídolos. Mesmo não sendo um sucesso de público, ele foi bem aceito pelos críticos e sucesso de vendas em DVD. Entre as muitas surpresas estão as atuações de Sungmin, Donghae e Ryeowook, que além de interpretar o puxa-saco de Siwon, se revezou com Leeteuk no papel de panda do filme, figura que é mais que o mascote do colégio.
Com Kyuhyum parcialmente recuperado e o fim das promoções do filme e do single, o Super Junior entrou em um breve hiatus para trazer aos fãs o seu 2º álbum.
O retorno dos 13
Em 30 de setembro de 2007, depois de um hiatus de mais de um ano desde o lançamento de U, os 13 membros do Super Junior se reuniram novamente para lançar o tão aguardado segundo álbum do grupo, entitulado Don't Don.
Os membros passaram por uma grande mudança de visual, com cortes de cabelos ousados, tatuagens e roupas que acentuavam a masculinidade do grupo. Não podia ser diferente: a faixa-título do álbum Don't don, possui ritmo e mensagem fortes, com toque de rock, R&B, rap e hip hop.
O álbum, como um todo, mostra que mesmo com um número considerado grande de membros, o Super Junior é capaz de produzir músicas harmoniosas e de qualidade, como as baladas "Marry U". "Endless Love", a animada "Disco Drive" e "Thank You", que traz os membros cantando a cappella.
Don't Don foi um sucesso de vendas e marcou recordes não só na Coreia do Sul, mas também no Japão, na China, Filipinas, entre outros paises. Novamente com o apoio das fãs, o Super Junior se tornou um dos artistas mais aclamados em 2007. As promolões de Don't don se encerraram com "Marry U", oferecendo às fãs a alegria de terem seus ídolos fazendo um pedido de casamento apaixonado a cada apresentação.
Sorry Sorry
Em março de 2009, com uma imagem mais madura e elegante, o Super Junior retornou com aquele que seria considerado o maior sucesso da carreira da boyband: "Sorry Sorry". O álbum foi lançado em duas versões, A - com fotos urbanas e casuais; e B - reunindo os membros em trajes formais. Com 11 faixas. o álbum foi um dos mais de 2009 e projetou a popularidade do Super Junior a níveis impressionantes.
A faixa "Sorry Sorry" é uma música pop dançante, com fortes batidas eletrônicas, vocais sintetizados e coreografias dinâmica. Com elas, o Super Junior alcançou todos os públicos, de crianças a idosos, de policiais e empresários coreanos a presidiárips nas Filipinas - todos tinham os passos e o refrão, marcado pela repetição das palavras "Sorry" e "Shawty" na ponta-da-língua.
O 3º álbum demonstrou o amadurecimento do Super Junior. Segundo o líder Leeteuk, "Sorry Sorry" se trata de um álbum que espelha o estilo dos membtros do Super Junior, O estilo pop que marcou seus trabalhos anteriores deu lugar ao R&B e canções que exploravam melhor os vocais e a harmonia do grupo.
Para dar prosseguimento ás promoções de "Sorry Sorry", foi lançado a versão C - repackage do álbum, contento a próxima canção de trabalho do grupo: "Neorago (It's You)". Álem de It's You, a versão C possui outras 4 faixas adicionais, incluindo "Love U More", composta por Ryeowook e com letras de autoria de Sungmin. As promoções do 3º álbum se encerraram bem-sucedidas em junho de 2009.
10 membros e o continuo sucesso
O ano de 2009 marcado por controvérsias, mesmo com a alegria do sucesso, das vitórias e do reconhecimento, desdo começo das promoções do 3º álbum Kibum esteve ausente. Muitas especulações foram feitas e como resposta, a SM Entertainment informou que apesar de ter participado da produção dos MVs de Sorry Sorry e It's you, Kibum ficaria afastados das promoções para se dedicar às aulas de interpretação e à sua carreira de ator.
Além de Kibum o membro Kangin, conhecido por ser um dos mais carismáticos do grupo, esteve envolvido em dois escândalos que avalaram sua carreira no grupo: Em setembro se envolveu em uma briga de bar e foi acusado de agressão; e em outubro quando se envolveu em um acidente de trânsito embriagado e fugiu do local do acidente. Após pedir desculpas publicamente, a SM divulgou que Kangin estava suspenso até o fim do ano, ficando então ausente de todas as atividades do grupo até 2010.
Em dezembro de 2009 o Super Junior sofreu o maior golpe: o membro Hangeng, o único membro chines do grupo, entrou com um processo contra a produtora para encerrar o seu contrato. A justificativas eram a respeito de sua saúde e pagamentos injustos.
Sem Kibum, Kangin e Hangeng o Super Junior encerrou o ano aclamado com "Sorry Sorry" recebendo o prêmio de melhor álbum de 2009.
Kibum |
Kangin |
Hangeng |
Para o novo trabalho, os membros do Super Junior passaram por outra transformação. Depois de ter encarado as fãs com um estilo elegante em "Sorry Sorry", abusando dos ternos e roupas discretas no figurino, em "Bonamana" todos deixaram a discrição de lado para mostrarem a todos que estão em forma, em muita boa forma.
O álbum foi apresentado pela SM como um álbum exclusivo, o SJ Funky, que dá continuidade ao sucesso de Sorry Sorry com as batidas fortes, que lembram ritmos africanos na faixa-título. As demais faixas mesclam baladas R&B. Além de baladas, o 4ºálbum traz a contagiante "Shake it Up", e as também dançantes "Good person" e "Here we Go", que muitos fãs acreditam ter resgatado o caráter pop presente nos primeiros trabalhos do Super Junior.
Se "Bonamana" foi um sucesso por mostrar um lado mais direto e charmoso do Super Junior, o single que veio em seguida fez todas as fãs relembrarem o lado fofo e doce do grupo. Em junho foi lançada a versão C do 4º álbum e com ela, a canção No Other. Com um arranjo mais melódico do que o single anterior, o Super Junior retornou aos palcos com uma imagem mais leve e brincalhona, encantando a todos com seus sorrisos e sua brincadeiras.
Depois da Hiatus, Kangin voltou a gravar com o Super Junior mas anuncia que em breve estaria no exercito para cumprir seus dois anos de alistamente obrigatórios à Coreia do Sul. Atualmente Kangin já esta perto de comprir seus dois anos e um novo membro que se alistou, de forma inesperada, logo após o lançamento do 5ºálbum "Mr Simple"(ler sobre esse álbum em Meow! - Agosto: Super Junior - Mr Simple) foi Heechul que já começou a comprir seu serviço militar.
Super Shows:
Super Show 1 : 1º Turne Asiatica (2008) |
Super Show 2 : 2º Turne Asiatica (2009) |
Super Show 3 : 3º Turne Asiatica (2010) |
Super Show 4: Turnê Mundial (2011) |
Canal do YouTube: www.youtube.com/user/SUPERJUNIOR
Fã-site Brasileiro de Super Junior : Happy Together Brazil (Hato)
Fonte: Revista NeoTokyo Nº59 Páginas: 30 a 40
1 comentários:
Estava procurando fotos antigas e parei aqui.. eu nunca tinha visto muitos detalhes do acidente deles e agora vi esse vídeo, é doloroso mesmo sabendo que todos ficaram bem..
Vou procurar o filme deles! :)
Postar um comentário